Mesmo sem data, Memorial da boate Kiss deve sair do papel 

Leandra Cruber,Thays Ceretta

Mesmo sem data, Memorial da boate Kiss deve sair do papel 

O memorial em homenagem às vítimas da tragédia da boate Kiss é aguardado há 10 anos. Em 2013, pouco tempo depois da madrugada do incêndio, o então prefeito Cezar Schirmer anunciou que o prédio da boate viraria um memorial.  Hoje, mesmo que a fachada já tenha abrigado inúmeras manifestações e homenagens, a Kiss ainda é a mesma de 27 de janeiro de 2013: destroçada e cheia de lembranças dolorosas. O prédio foi desapropriado em 2017, durante a primeira gestão do prefeito Jorge Pozzobom, e um ano depois, com a realização de um concurso entre o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), foi escolhido o projeto do memorial em homenagem às vítimas do incêndio. 

Em 2018, a construção foi orçada em R$ 2,5 milhões. Mas, com o passar dos anos, o valor aumentou e, agora, serão necessários R$ 4 milhões para que os destroços de uma tragédia sejam transformados em um local de preservação da memória e da luta por justiça. Por enquanto, ainda não há uma data para que isso aconteça. 

Segundo Gabriel Rovadoschi, 28 anos, presidente da AVTSM e sobrevivente da tragédia, a expectativa era de que o projeto saísse do papel após a conclusão do processo. No entanto, com a anulação do julgamento, a ideia precisou ser repensada. 

— Temos conversado desde o ano passado sobre a construção do memorial e queremos dar andamento ao projeto apesar da anulação. Primeiro porque acreditamos na reversão (da anulação). Além disso, a construção seria um ato forte de denúncia. Será o memorial da justiça ou da impunidade? É um lugar de memória para ser vivido, preservado, para que a gente possa viver nossa luta e para que Santa Maria não esqueça — ressalta Gabriel. 

Ainda, na tarde desta terça (24), em reunião com o governador do Estado, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e vice Rodrigo Decimo (União Brasil), apresentaram a Eduardo Leite (PSDB) o projeto do memorial.

— Levamos o projeto para o governador conhecer. Ele vai dar apoio integral ao projeto e vai ver como nos ajudar a buscar recursos — garantiu Pozzobom. 

Entrar na Kiss desperta a lembrança de tudo o que se sabe e o que se sente sobre a tragédia; veja fotos

Trânsito no centro será bloqueado nesta quinta e sexta-feira em função da programação que marca os 10 anos da Kiss; veja as alterações

“Todo Dia a Mesma Noite”: Netflix revive dor da tragédia da Kiss com luta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após frase racista ser registrada em banheiro da instituição, UFSM se posiciona Anterior

Após frase racista ser registrada em banheiro da instituição, UFSM se posiciona

Jovem que disparou contra ex-companheira é preso em Caçapava do Sul Próximo

Jovem que disparou contra ex-companheira é preso em Caçapava do Sul

Geral